21 março 2007

Fim de semana em grande

Já completei 2 meses e meio em Bruxelas, se isto fosse sempre como na última semana, até era capaz de me habituar a esta vida. Poucas aulas, muito passeio!


No sábado (17/03) fui até Luxemburgo, com um grupo de colegas do curso de francês, que se revelaram uma óptima companhia. Luxemburgo, uma cidade bem pequena, mas bem gira, principalmente a parte antiga, disposta ao longo do rio, com ruas bem apertadinhas e rodeada pela fortaleza. Depois de um longo passeio, uma subida sinuosa até ao parlamento e alguns pingos de chuva na cabeça, lá encontrámos agradável pastelaria, onde provámos uma especialidade, o Bretzel..: um bolo de massa folhada, coberto de flocos de amêndoa que, segundo a tradição, os rapazes oferecem às raparigas na quarta feira antes da Páscoa, em troca, no domingo de Páscoa recebem um coelho de chocolate. Talvez não seja um coelho, já devo estar a deturpar a história, mas não deve ser muito diferente.

Por momentos tive a sensação de estar em Portugal, pois havia um português em cada esquina.

À saída do café apanhámos uma grande molha e depois de irmos ao supermercado comprar umas garrafinhas de vinho luxemburguês e uma de vinho do Porto, regressámos a Bruxelas e à nossa espera estava um fantástico jantar grego, na residência de estudantes das minhas colegas.

Passei o dia a falar inglês, ou pelo menos a tentar.Acho que só percebiam o que eu queria dizer quando gesticulava, ainda bem que nós seres humanos somos dotados dessa capacidade, senão estava feita, porque já estou a ver que línguas não é comigo.

Domingo, foi dia de dormir até as 11h e a seguir fui participar na manisfestação contra a guerra no Médio Oriente. Estava presente muita gente, muitas bandeiras, entre as quais uma que dizia “Partido Comunista Português”, pois claro, lá estavam os tugas! Esta era uma manifestação pacífica, cujo destino era a Embaixada dos EUA. Na chegada fomos recebidos por polícias encapuçados e com máscaras anti gás lacrimogénio, isto para além dos carros, monidos com jactos de água, não fosse a coisa dar p´ró torto, e uma manifestação anti-guerra resultar numa grande ofensiva. Muito interessante, em Portugal não me meto nestas coisas, vai-se lá perceber porquê!!


Interessante também foi ver as diferentes “caras” que o tempo fez. Depois de uma semana Primaveril, voltou a chuva e o frio e até nevou. Se eu não me lembrasse naturalmente que não estou em Portugal, acho que só este pormenor insólito serviria para me avivar a memória.

E por falar em pormenores insólitos, este fim se semana também visualizei um fenómeno bem “diferente”, mas que por estes lados é comum: meninas nas montras. Só não se pode dizer que haja para todos os gostos, pois são todas de pele escura; também não se pode dizer que a beleza seja uma das suas virtudes, e encontram-se todas sentadas em sofás junto aos vidros das montras, uma em cada montra. Pelo menos pode-se escolher o local, pois há bastantes há escolha, embora todos na mesma rua. Fotos, qui ça numa próxima oportunidade, desta vez foi demasiada emoção, não deu pra tirar fotos.


2 comentários:

ines disse...

tas linda!!

Budah disse...

Tinhas um blog e n dizias nada?? tsc tsc tsc...