25 maio 2007

Week-end des musées

O fim de semana passado foi dedicado aos Museus, aqui na Bélgica. Cerca de 400 museus estiveram abertos gratuitamente ao público. E como "gratuito" é uma palavra bastante atractiva, há que aproveitar os eventos que dela fazem uso. Por aqui por Bruxelas havia alguma escolha, mas o tempo era muito limitado para ver todos os museus. Eu e o Francisco optámos pelo "Belle-Vue", museu de história da Bélgica e o museu da Banca Nacional (não por sermos aficcionados de notas e moedas, mas porque era o mais próximo).

No Belle Vue passeámo-nos pela história da Bélgica, na companhia de um questionário que nos poderia proporcionar "um fim de semana histórico".
No Museu da Banca Nacional ensinaram-nos as estratégias para detectar notas falsas. O museu é enorme, tem muitas moedas e notinhas, mas o realmente interessante era o que se passava no exterior. À porta do museu estava concentrada uma série de gente com binóculos, muito atentos à torre da catedral em frente. Convidaram-nos a observar...e o que era?? Os bebés de um falcao que veio fazer o ninho numa das torres da catedral..pelos vistos costuma aparecer lá todos os anos. O que tem de especial? É um falcão duma espécie em vias de extinção, pode alcançar 1 m de altura. Bem perto dali estava estacionada uma carrinha com vários ecrãs de televisão que ligavam às câmaras ocultas no cimo da torre...pediam-nos ainda que se verificássemos algo de errado com os bichinhos, contactássemos um certo número que estava afixado! Interessante não?! A olho nú era impossível ver os passarinhos, dada a altura da torre..ainda consegui tirar-lhes umas fotos, mas com um zoom bastante elevado, por isso estão bem desfocadas!
























Nenhum comentário: